Um dos mais tradicionais festejos da cultura popular, o 8º Festival Caipira de Jaú começa nesse sábado e contará com 16 atrações até o próximo domingo, dia 12 de junho. A programação do evento, gratuita, foi anunciada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú. A maior parte dos eventos ocorrerá no bairro Pouso Alegre, mas outros pontos do Município também serão prestigiados.
A abertura do festival, por exemplo, ocorrerá nesse sábado, às 10h, no Mercado Municipal Seiko Onozaki Kataoka, com apresentações da dupla Zé Catira e Zé Maria e da Folia de Reis. Outros artistas irão cantar no varejão municipal, no terminal urbano, na Faculdade de Tecnologia (Fatec) – localizada no Jardim Pedro Ometto – e na Rua Tenente Navarro, na frente da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab.
O secretário de Cultura e Turismo de Jaú, André Galvão de França, cita a música “Nos Bailes da Vida”, de Milton Nascimento, para explicar a escolha dos pontos do Município que irão receber o Festival Caipira: “Todo artista tem de ir aonde o povo está”. “Assim as pessoas irão tomar conhecimento do festival e haverá proximidade entre o público e o artista”, diz França.
O tradicional local que abriga o Festival Caipira – Pouso Alegre – ainda será, no entanto, o lugar de maior encontro de eventos. No bairro será realizada a intitulada Virada Caipira, no fim de semana de 11 e 12 de junho, com almoços, apresentações de João Luiz e Rei Divino, João Kakoy e Geninho, Índio Cachoeira e Santarém, Célio e Nando e Orquestra de Viola Torrinhense, baile com Leo Nunes e Ronaldo, cavalgada e bênção de Nossa Senhora (veja quadro). Durante a Virada Caipira ainda serão realizados os dois festivais de música: o Festiv